terça-feira, 18 de maio de 2010

Cyberbullying e bullying NÃO é bricadeira!!!!



cyber-bullying


O cyber-bullying é uma coisa muito séria e não se pode brincar isso. O bullying é um dos temas que, ultimamente, mais têm sido debatidos pelos meios de comunicação social. Muitos são os casos explícitos de bullying, que, na sua maioria, são ignorados e chamados de “coisas de criança”.
O cyberbullying é um tipo de bullying, termo inglês, que é utilizado para referir actos de violência física e/ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por uma pessoa (ou um grupo de pessoas) para intimidar/humilhar/agredir outra pessoa (ou um grupo de pessoas) incapazes de se defender. A diferença é que o cyber-bullying é realizado a partir de meios de comunicação.

Camiseta rosa para protestar
Os casos de bullying que terminam em tragédia têm crescido em outros países. Um exemplo é a história de Phoebe Prince, irlandesa de 15 anos que morava em Massachusetts e era alvo constante de ataques físicos e verbais, tanto pessoalmente quanto por SMS e via internet. O problema começou depois que Phoebe teve um breve relacionamento com um cara popular do colégio, e a gota d’água foi o dia em que atiraram uma lata de bebida na menina. Depois disso, Phoebe foi encontrada enforcada na escadaria do prédio em que morava.

Para discutir o bullying e o cyberbullying e desestimulá-lo entre os jovens, o primeiro-ministro canadense Gordon Campbell proclamou o dia de hoje, 14 de abril, como o Dia Anti-Bullying. Desde 2008, o Dia Anti-Bullying é usado para levantar essa discussão nas escolas, empresas e grupos políticos. Os jovens canadenses aderiram à data comemorativa e “lançaram tendência”: para protestar, fizeram deste também o Pink Shirt Day. Quem apóia a iniciativa vai para o colégio vestindo camiseta rosa. Ontem e hoje, os twitteiros canadenses falaram bastante do Dia da Camiseta Rosa, incentivando os colegas a tirar a sua camisa do armário para aderir à causa.


Nenhum comentário: